Explicações de como apresentar e manter a harmonia de três cachorras e dois gatos na mesma casa.
Além de escrever a respeito da interação e acontecimentos gerais : humanos-caninos-felinos

12 maio, 2010

Chocolate é veneno para animais

Efeitos em animais

Em certas quantidades, a teobromina encontrada no chocolate é venenosa a animais como cães, gatos (especialmente filhotes), cavalos, papagaios e hamsters. Alimentados com chocolate, estes animais não conseguem metabolizar a substância eficazmente, e esta permanece no seu sistema circulatório por quase 20 horas. Esses animais podem, devido ao consumo, ter convulsões, ataques cardíacos, hemorragia interna, e às vezes a morte. O tratamento médico deve fazer com que o animal vomite o chocolate dentro de duas horas depois de engolido, ou levá-lo a um veterinário.

Um cão de 20 kg irá normalmente sentir dores de estômago depois de comer menos que 240 g de chocolate com leite, mas não irá necessariamente ter bradicardia ou taquicardia a não ser que ele coma pelo menos meio quilo de chocolate de leite. Se ele não expelir o chocolate do seu sistema por causa do açúcar ou da gordura, então ele terá 50% de probabilidade de sobreviver depois de comer 5 quilos. Chocolate preto (com menos leite) tem aproximadamente 50% a mais de teobromina e por causa disso é mais perigoso aos cães.

Fonte: Wikipedia

************************************************

Uma vez a Illyria comeu 250/300 gr de chocolate.
Eu tinha deixado essa barra de cobertura em cima da pia e fui comprar o restante das coisas para fazer uma sobremesa. Qdo voltei, tinha só o papel e ela meio borococho.

Eu não sabia o que poderia acontecer. Ela teve diarréia, fez um monte de cocô e começou a ter febre. Ficou desidratada e quase morreu, se não tivesse ficado com soro por uma manhã inteira. A sorte, foi que ela teve a diarréia, senão, poderia mesmo ter morrido.

Depois disso, nunca mais ficou nada em cima de lugar nenhum.

As outras cachorrinhas, não costumam pegar as coisas de cima da pia; Mas já que tenho uma que pega, é exemplo para as outras.

Não dê chocolates aos seus bichos de estimação. Dê um biscoito ou mesmo um bifinho, que eles não vão se importar com a troca ;)

Sem comentários: