Explicações de como apresentar e manter a harmonia de três cachorras e dois gatos na mesma casa.
Além de escrever a respeito da interação e acontecimentos gerais : humanos-caninos-felinos

19 março, 2008

1º dia

Falei com a moça que estava doando os gatinhos, pela primeira vez, no dia 12 de março de 2008. Fomos vê-los no dia 16, domingo. Resolvemos ficar com o casal de gatinhos brancos de olhos amarelos.  
Fomos buscá-los na terça-feira, dia 18, na hora do almoço. 

Nosso dia-a-dia começa aqui – 1º dia Na terça de manhã, por volta das 11:30, eu e o Daniel fomos até a Cobasi para comprar os apetrechos necessários: uma caixa de transporte, (para carregá-los até o veterinário e eles terem um lugar seguro para ficar) ração Premier Pet para gatos – Ambientes internos sache de carne - Wishkas areia para gatos, (comprei uma marca horrorosa... ficou muito fedido e a argila virava lama...) vermífugo para filhotes, brinquedinhos com catnip, tesoura própria para cortar as unhas dos gatos, bomba de pulverização da Guarany. 
Já tínhamos o potinho de comida, com formato de gatinho e o pote de água, por enquanto é um provisório, já que vou montar uma fonte para os gatos. Eles preferem água fresca e corrente. 
Então, em vez de abrir a torneira e deixar lá pingado, enquanto eles resolvem se tomam ou não a água, uma fonte é mais econômica e muito mais barata de manter. Além de não desperdiçar água, o que considero bastante importante. 

Passamos na casa da moça, 12:48h, colocamos os gatinhos na caixa de transporte e fomos a pé até o veterinário, que fica próximo daqui de casa. Ela deu um pedaço do cobertor que eles usavam, para ter alguma coisa com o cheiro deles. 
Chegamos as 13:30 e a veterinária fez os exames preliminares, abriu ficha dos gatinhos, pedimos recomendações de ração e areia para gatos (ela tb tem gatos e cães convivendo na mesma casa), além de alguma orientação a respeito de como proceder. Ela indicou algumas rações para não serem compradas, porque ajudam na formação de cálculos renais nos gatos. 
Muitos gatos que apresentam esse tipo de problema, costumam comer a tal ração. Não queremos deixar os bichos doentes, no decorrer do tempo que iremos tê-los. Ela disse que no início, eles estranham a presença do outro, assopram e depois de algumas semanas fica tudo mais tranquilo. Mas, as vezes demora. 
A veterinária disse também, que era bom a gente acostumar os gatos desde pequenos, a cortar as unhas, dar banho, escovar e pentear, dar remédio, porque senão eles ficam arredios e não deixam fazer nada dessas coisas quando for necessário. 
Viemos embora para casa. 14:30 Li nas dicas preciosas, que o ideal é deixar os gatos em um ambiente pequeno e depois, deixar ele explorar a casa, um cômodo por vez. Nada de colocar o gato na sala e esperar que ele faça que nem cachorrinhos, que a gente traz para casa, coloca na sala e ele sai correndo pela casa, cheirando tudo e abanando o rabo, porque entende que a casa é dele. Gatos funcionam diferente. Leiam as matérias. 
Deixamos os gatinhos no banheiro do quarto. Coloquei a caixa de transporte lá, o potinho com comida, água e a areia para eles, além de um pano das cachorrinhas para eles irem se acostumando com o cheiro predominante da casa. 
Eles dormiram a tarde toda e só acordaram as 20:00, porque eu tirei eles da caixa de transporte, para ver se estavam bem. Comeram bastante, beberam muita água e voltaram a dormir. Não ligaram para os brinquedinhos e nem saíram da caixa durante o primeiro dia. 
Todo mundo dorme aqui no quarto. Cada um no seu lugar (que não é na nossa cama :) e os gatos no banheiro. O banheiro não tem chave para trancar por fora (uma pena...) então, deixei o cesto de roupa na frente, para impedir que elas abram a porta. 
 Colocá-las para dormir fora do quarto por causa dos gatos, causaria um stress danado e elas poderiam entender isso como uma punição. Não queremos entendimentos errados, são mais difíceis de corrigir...

Sem comentários: